
Para Kenarik Boujikian, a visita foi uma oportunidade de conhecer de perto a realidade da Defensoria Pública paraibana e sua atuação em diversas frentes. “Foi um momento importante porque eu conheci a realidade de trabalho da Defensoria, e cada uma tem as suas especificidades, cada uma traz coisas novas que podem inclusive servir de exemplo para as demais instituições congêneres e para as outras Defensorias. Foi muito importante ouvir todas as realizações que já foram feitas”, afirmou a secretária.
Ainda durante a visita, a secretária enfatizou a necessidade de uma Defensoria Pública estruturada e atuante para garantir o acesso efetivo à justiça. “Nós precisamos de Defensorias Públicas que realmente sejam fortes no sentido de garantir direitos. Para isso, precisamos de mais defensores e de defensorias que estejam bem equipadas”.
Ao conhecer o trabalho da Defensoria Itinerante, acrescentou: “É uma iniciativa fundamental, que precisa crescer para alcançar ainda mais pessoas. Fica evidente que a Defensoria deve estar onde o povo está, e é exatamente isso que vejo aqui. Estou muito feliz”, afirmou.

Participaram também da reunião o subdefensor público-geral institucional, Ricardo José Costa Souza Barros; o subdefensor público-geral administrativo, Sylvio Pélico Porto Filho; a diretora-geral da Escola Superior da DPE-PB, Monaliza Montinegro; as defensoras públicas com atuação na execução penal, Iara Bonazzoli, Waldelita Cunha e Josefa Elizabeth Barbosa; a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos, Fernanda Peres; e a ouvidora da DPE-PB, Inise Machado.
SOBRE KENARIK BOUJIKIAN – É especialista em Direitos Humanos, desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça Estado de São Paulo (TJSP). Foi procuradora do Estado de São Paulo e consultora da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (SP).
Texto: Felipe Bezerra
Foto: Roberto Marcelo