Por: Larissa Claro – Publicado em: 18.04.2023
Marcação, cidade do Litoral Norte da Paraíba com aproximadamente 8,4 mil habitantes, foi o segundo destino da Defensoria Itinerante esta semana, durante as comemorações pelo Dia dos Povos Indígenas. A caravana de atendimento da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) segue amanhã (19) para Baía da Traição, encerrando o roteiro que começou ontem, na cidade de Rio Tinto. Nesta terça, uma comitiva liderada pela defensora-geral Madalena Abrantes também esteve no município para dialogar com gestores municipais sobre o atendimento da Defensoria na comarca, que fica em Rio Tinto.
A cidade, ressalta o secretário de Turismo do Município, Rodrigo Araújo, possui o maior percentual de indígenas por habitantes do país. Estima-se que 85% da população pertence à etnia Potiguara.

Já a agricultora Josilda Vieira Lucena procurou a Defensoria para ingressar com uma ação de usucapião. Ela conta que vive na casa há mais de 25 anos e que tenta conseguir, na Justiça, o direito à propriedade. “Veio a calhar porque eu estava realmente precisando muito da Defensoria pra dar entrada. Já estou com todos os documentos e agora é só encaminhar”, disse.
VISITA À PREFEITURA – Além do atendimento na Praça da Juventude, uma comitiva liderada pela DPG Madalena Abrantes também aproveitou para buscar parcerias com a Prefeitura Municipal de Marcação que possam melhorar o atendimento da DPE aos munícipes. O subdefensor Administrativo, Sylvio Porto, a defensora pública da comarca, Rosário Lima, a coordenadora do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Fernanda Peres, a ouvidora geral da DPE-PB, Céu Palmeira, e a assessora Nathália Lins participaram da reunião.

A equipe da DPE-PB foi recebida pela secretária adjunta do Meio Ambiente, Idelma Teixeira, pelo secretário de Turismo Rodrigo Teixeira, e pelo secretário de Assistência Social, Benedito Neto. Os auxiliares se comprometeram a levar a demanda à prefeita da cidade, que cumpria compromissos externos.

