
A ouvidora explicou que o relatório, que será apresentado na próxima reunião do Conselho Superior da instituição, mostra o avanço no diálogo com a população. Para ela, a Ouvidoria é a voz do povo dentro da Defensoria. “Nós teremos a oportunidade de apresentar as atividades e ações internas e externas realizadas pela Ouvidoria da DPE-PB no período de 2024.2 e 2025.1, que aconteceram com o propósito de fortalecer os vínculos efetivos com a sociedade civil, além de auxiliar na concretização da democracia participativa, trazendo para o âmbito desta instituição as demandas e necessidades dos cidadãos e cidadãs”, afirmou.

Nestes primeiros 12 meses de gestão, foram registrados 2.496 atendimentos de setembro a dezembro de 2024 e outros 3.375 em 2025, até o mês de agosto. A Ouvidoria também realizou a solicitação de 806 segundas vias de registros civis, como certidões de nascimento, casamento, óbito e averbação de divórcio — número que representa um crescimento de mais de 140% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O relatório destaca também o importante papel da Ouvidoria em buscar demandas externamente, articulando ações de escuta com associações, movimentos sociais, instituições filantrópicas e grupos vulnerabilizados. Além disso, o documento evidencia as ações em conjunto com o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais e o Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas.
Texto: Luiz Filho
Foto: Roberto Marcelo e arquivo pessoal