
Batizada em homenagem à advogada paraibana Lylia Guedes, símbolo da luta pela igualdade de gênero, a assistente virtual foi escolhida por meio de votação interna, obtendo 82,7% dos votos.
A defensora pública-geral, Madalena Abrantes, ressaltou o impacto da IA na missão da instituição: “A inteligência artificial é uma aliada poderosa na melhoria dos serviços públicos. Sua integração na Defensoria Pública reflete nosso compromisso em modernizar as ferramentas de trabalho sem abrir mão da humanização, que é nossa marca registrada. Inovar significa garantir um atendimento mais eficiente e justo para quem mais precisa, tornando o acesso à justiça mais rápido e preciso”, destaca a DPG.

A defensora pública Monaliza Montinegro, diretora-geral da Escola Superior, destacou o equilíbrio entre tecnologia e valores institucionais: “Esse é mais um compromisso da Defensoria Pública da Paraíba com a melhoria do trabalho de todos os defensores e defensoras. Tenho certeza de que a LylI.A. será uma grande colaboradora, otimizando nosso tempo e ampliando o alcance dos serviços prestados à população. A IA será fundamental para lidar com a grande demanda processual, revisando documentos, sugerindo teses jurídicas e identificando padrões que podem agilizar a tomada de decisões”, reforça.
COMO O CHATGPT AUXILIARÁ OS DEFENSORES – O novo assistente virtual LylI.A. usa a tecnologia do ChatGPT para automatizar a análise de documentos e a elaboração de minutas, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas. Com a IA, os defensores terão acesso rápido a informações jurídicas e sugestões de estratégias com base em dados previamente analisados.
Além disso, a ferramenta poderá responder dúvidas frequentes dos assistidos, proporcionando um atendimento mais ágil e acessível. A expectativa é que a inovação contribua para uma atuação mais eficiente, beneficiando especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, que dependem de uma resposta rápida da Justiça.
COMO ACESSAR A FERRAMENTA – Mesmo quem não participou do curso de capacitação poderá ter acesso à ferramenta. De acordo com a Escola Superior, o link será enviado para o e-mail institucional de todos os membros e assessores da instituição. Aqueles que não receberem o e-mail podem entrar em contato com a Direção da Escola Superior.
Por Ícaro Diniz e Larissa Claro




