Por: Larissa Claro – Publicado em: 17.04.2023
A Defensoria Itinerante iniciou nesta segunda-feira (17), em Rio Tinto, a caravana de atendimento em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril. Nesta terça (18), a unidade móvel da Defensoria Pública do Estado segue para Marcação e, no dia seguinte, para Baía da Traição, onde o Povo Potiguara se reúne para festejar a data com um grande ritual. A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, acompanhou a ação nesta segunda e aproveitou para visitar as instalações da DPE-PB no Fórum Desembargador Francisco Espínola.

“Esse trabalho da Defensoria de levar atendimento para a rua é muito importante porque chega ainda mais perto das pessoas hipossuficientes. Estaremos aqui durante todo o dia na intenção de facilitar ao máximo o atendimento dos munícipes, prestar informações e estar à disposição do defensor em casos relacionados ao município”, ressaltou o procurador do município, Hallysson Mendes.

Atendimento no Fórum – E foi justamente a enorme procura dos assistidos por atendimento da Defensoria no Fórum que pautou uma breve reunião da DPG Madalena Abrantes, o subdefensor administrativo, Sylvio Porto, a defensora pública da comarca, Maria do Rosário Lima, e o juiz Judson Kildere Nascimento Faheina. O magistrado elogiou a atuação da Defensoria na comarca e ressaltou a necessidade de reforço em razão da grande demanda dos cidadãos pelos serviços da DPE-PB.
“Nós vamos estudar um meio de amenizar essa situação. Infelizmente o déficit de defensores no estado é muito grande e nós não temos como designar mais de um para a comarca. Então, vamos ver se conseguimos por meio de convênio com o Executivo Municipal ou de estágio com instituições de ensino recursos humanos que possam auxiliar a defensora da comarca”, ressaltou Madalena.
Dia dos Povos Indígenas – O cacique Sandro Barbosa, que representa as aldeias indígenas Potiguara no Estado, também esteve na ação itinerante da Defensoria nesta segunda. Ele conta que cerca de 4 mil indígenas são esperados para o ritual na próxima quarta-feira (19), na Aldeia São Francisco, em Baía da Traição, para celebrar o Dia dos Povos Indígenas. O evento marca a retomada do ritual, interrompido durante a pandemia.
