Por: Larissa Claro e Raisa Guglielmi* – Publicado em: 08.12.2020
O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, a subdefensora geral Madalena Abrantes e a coordenadora da Comissão de Projetos da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), a defensora pública Elizabete Barbosa, participaram nesta segunda (7), em Brasília, do workshop “Vans dos Direitos e os Recursos Federais”, direcionado às Defensorias Públicas favorecidas pelo projeto. Na ocasião, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, realizou a entrega simbólica das unidades móveis.

Com a finalidade de ampliar o acesso de políticas públicas do sistema de Justiça e prevenir violações de direitos humanos, o projeto foca principalmente localidades periféricas, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde se encontra a população mais necessitada. A partir do advento das unidades móveis, torna-se possível auxiliar e atender o público em suas determinadas regiões.
Para o DPG Ricardo Barros, o projeto ganhou ainda mais relevância depois da pandemia de Covid-19. “Sabemos que nem jtodo mundo tem acesso aos meios virtuais para o atendimento remoto. Com o programa, teremos a condição de levar assistência jurídica a grupos sociais mais vulneráveis e que não têm acesso ao atendimento online. A regulamentação do programa em 2020 foi imprescindível”, celebrou.
A ministra Damares Alves ressaltou que a iniciativa amplia o acesso ao sistema de Justiça e previne violações de direitos humanos para a população que mais necessitada. “Isso é política pública que chega na ponta. É para isso que estamos trabalhando: para não deixar ninguém para trás”, disse. No total, o ministério entregou 16 vans para Defensorias de 14 estados e investiu mais de R$ 3,1 milhões.

*Estagiária
