
O título simboliza o agradecimento da Defensoria às personalidades que, ao longo do ano, contribuíram diretamente para o fortalecimento da instituição em 2024 e foram parceiras na missão de garantir o acesso à justiça à população mais vulnerável. Também foram homenageados os deputados estaduais Luciano Cartaxo, Walber Virgulino, João Gonçalves e Wilson Filho (licenciado, atual secretário de Estado da Educação); o ex-deputado estadual e suplente na Câmara Federal, Raniery Paulino; e o secretário de estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins.
Os homenageados receberam uma obra de arte exclusiva, confeccionada pelo artista Chico Ferreira em cerâmica, inspirada na renda renascença, patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A solenidade foi conduzida com leveza e maestria pelo defensor público Gerardo Rabello, que contextualizou a relação e as contribuições de cada homenageado com a instituição.

“Esta honraria simboliza nosso profundo agradecimento e o compromisso de seguirmos juntos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Que esse espírito de união e solidariedade, tão presente neste momento natalino, nos inspire a trabalhar com dedicação e esperança no ano que se inicia”, acrescentou.
O governador João Azevedo, um dos homenageados da noite, ressaltou a importância da relação institucional entre o Executivo e a Defensoria Pública, pautada pelo respeito e cooperação. “É para mim uma alegria estar aqui compartilhando esse momento. Amigo é uma palavra muito forte, carrega um significado muito grande. Ser considerado amigo da Defensoria, depois de tudo que já vivemos, é uma alegria redobrada”, afirmou.

A homenagem ao governador se deu pelo restabelecimento das boas relações institucionais entre o Executivo e a Defensoria Pública; respeito à autonomia administrativa e financeira da instituição; e pela sensibilidade com a qual atendeu demandas essenciais da Defensoria, como a suplementação orçamentária que possibilitou a convocação dos primeiros aprovados no segundo concurso de membros da instituição.

Os deputados Luciano Cartaxo, Walber Virgulino, João Gonçalves e Wilson Filho (licenciado) e o ex-deputado Raniery Paulino receberam o título Amigo da Defensoria em reconhecimento à destinação de emendas parlamentares e à defesa da instituição no Legislativo. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, também foi agraciado, mas não pôde comparecer devido a outros compromissos institucionais.

A entrega da honraria Amigo da Defensoria reforçou o compromisso da Defensoria Pública com o diálogo interinstitucional e com aqueles que, por meio de ações concretas, ajudam a transformar vidas. Em uma noite marcada por gratidão e união, a Defensoria reafirmou seu papel como instituição essencial para a justiça e a cidadania na Paraíba.
Por Larissa Claro
Fotos: Roberto Marcelo















