
Leia mais sobre os projetos AQUI.

O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, ressaltou a importância da aprovação, pelos parlamentares, dos projetos elaborados pela Defensoria Pública. “É muito difícil ter que fazer e não ter como fazer. A Defensoria trabalha incansavelmente para superar todas as adversidades de falta de estrutura e orçamento para promover o acesso das pessoas mais vulneráveis à Justiça. Os novos núcleos e escritórios móveis chegam através de recursos de emendas parlamentares e é muito significativo para nós que os nossos representantes reconheçam a importância da instituição. Somos gratos pelos recursos, mas queremos agradecer, sobretudo, a confiança no trabalho essencial da DPE, que é promover o acesso à Justiça a todas as pessoas que necessitam”, ressaltou o DPG Ricardo Barros.


VANS DOS DIREITOS – Os escritórios móveis que chegam para se somar a unidade móvel da Defensoria Itinerante foram adquiridos com recursos do deputado Aguinaldo Ribeiro, representado na ocasião pela mãe e presidente da Funasa na Paraíba, Virgínia Velloso, do deputado estadual Wilson Filho (a época federal) e do ex-deputado Luiz Couto.
“Nós temos que, cada vez mais, colocar o direto como elemento fundamental e sabemos que muitas vezes as pessoas que querem entrar com uma ação não têm advogado, não tem condição, mas agora a Defensoria Pública vai ao encontro das pessoas. Então essa van vai servir muito para que efetivamente nós possamos ter a condição de respeitar profundamente o direito das pessoas, sejam idosas, crianças, mulheres, todos aqueles que são muitas vezes desespeitados”, ressaltou Luiz Couto.
REPRESENTAÇÕES – A solenidade foi prestigiada por políticos, autoridades e membros do Judiciário. O governador João Azevêdo foi representado pelo secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes; o deputado Wellington Roberto, autor da emenda de R$ 500 mil que possibilitou a aquisição da unidade móvel itinerante entregue no ano passado, foi representado pelo seu filho Caio Roberto; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, pelo secretário municipal João Corujinha; o presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa pela vereadora Eliza Virgínia; o presidente do TJPB pelo desembargador Romero Marcelo da Fonseca, coordenadore de Infância e Juventude.
PRESENÇAS – Também compareceram o diretor do Fórum Cível da Capital, juiz Herbert Lisboa; os deputados estaduais Raniery Paulino e Ricardo Barbosa; a subdefensora pública-geral Madalena Abrantes; o presidente da Associação Paraibana de Defensoras e defensores Públicos (APDP), Fábio Liberalino; o corregedor geral da DPE, Alípio Bezerra; a coordenadora de Projetos da DPE, Josefa Elizabete, além de defensores públicos estaduais.