Por: Larissa Claro – Publicado em: 31.05.2023
O número de atendimentos na Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), nos quatro primeiros meses deste ano, já supera o registrado em igual período de 2022. Os dados disponibilizados pela Corregedoria-Geral da instituição apontam um aumento de 10% no total de procedimentos realizados pela DPE-PB, passando de 59.630 para 65.620.
O resultado inclui todos os feitos realizados nos meses de janeiro, fevereiro, março (que registrou o maior resultado) e abril, e correspondem a atendimentos e/ou orientações iniciais, petições iniciais ou ajuizadas, petições nos autos, recursos ou defesas, audiências judiciais, entre outras ações realizadas pelas defensoras e defensores públicos.

É o caso da aposentada Maria José Lima, de 64 anos. Ela ressalta a qualidade no atendimento da DPE-PB: “Está sendo uma experiência boa. As pessoas nos tratam bem e são resolvidas as questões que trazemos. O atendimento tem sido ótimo e eu não tenho do que reclamar”, afirmou a aposentada, que destacou a atuação da Defensoria junto aos mais necessitados. “Tem gente que não dá valor por ser público, mas quem pensa assim está enganado e não sabe o valor que tem a Defensoria Pública”, reconheceu.

POR ÁREA – Os dados de 2023 correspondem ao trabalho realizado em todos os núcleos da DPE, nas varas e comarcas da Justiça estadual e nos tribunais superiores. Do total de feitos, a maior parte refere-se à atuação na área de Família (23.417), seguida pelas atuações na área Criminal (21.870), Civil (15.341), Fazenda Pública (3.261), Infância e Juventude (1.232) e Consumidor (499).
Além do atendimento individual nos núcleos próprios e nas salas da Defensoria que funcionam dentro dos fóruns, a DPE também atua em demandas coletivas, sobretudo por meio dos núcleos especializados voltados à defesa e proteção de grupos vulneráveis. É o caso da mulher (NUDEM), da criança e adolescente (NEPIJ), da pessoa com deficiência e pessoa idosa (NEPED), e da proteção aos direitos humanos (NECIDH), com coordenadorias de defesa aos direitos da população LGBTQIA+, combate ao racismo e a intolerância religiosa.
ATENDIMENTO – O atendimento ao público nos núcleos da Defensoria Pública espalhados pelo estado ocorrem, no geral, pela manhã, de segunda a quinta-feira. Nas sextas-feiras, o trabalho é interno, quando as equipes organizam as petições iniciais para ingressar com as ações. Já o atendimento em varas e comarcas ocorre em horários diferenciados, podendo ser consultado nos respectivos fóruns.
Na capital paraibana, o atendimento ao público acontece em dois endereços: na Rua Deputado Barreto Sobrinho, 168, no Tambiá, para os moradores que residem na zona norte. Já os moradores que vivem nos bairros da zona sul, o atendimento acontece dentro do Fórum de Mangabeira.
Para consultar os demais endereços, basta acessar o site institucional, na seção LOCAIS DE ATENDIMENTO.
