
Com a aprovação do Procon, a Defensoria Pública passa a desempenhar um papel ainda mais relevante na defesa dos direitos dos consumidores, em consonância com a Emenda Constitucional Estadual nº 39/2014, que prevê a participação da Defensoria, junto ao Poder Executivo e ao Ministério Público, na implementação de Programas Estaduais de Proteção e Defesa do Consumidor. A medida também atende ao inciso XXXII do artigo 5º da Constituição Federal, que visa garantir a defesa do consumidor como direito fundamental.

O projeto também foi amplamente discutido e aprovado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba, reforçando o compromisso da instituição com a defesa jurídica dos necessitados. O impacto financeiro do novo programa já foi previsto no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA), respeitando todos os limites orçamentários estabelecidos pela legislação vigente.
A Defensoria Pública se junta, assim, ao Governo do Estado e ao Ministério Público da Paraíba, que já possuem seus respectivos Procons, fortalecendo a rede de proteção ao consumidor no estado.
Sobre o Procon/DPE-PB – O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (Procon/DPE-PB) tem como objetivo principal garantir que os consumidores, especialmente os mais vulneráveis, tenham seus direitos assegurados em situações de conflitos de consumo. O programa oferecerá atendimento jurídico, mediação de conflitos, orientação e defesa em demandas relacionadas às relações de consumo, buscando sempre a solução rápida e eficaz para os problemas enfrentados pelos consumidores.
Por Larissa Claro
 
				 
								 
								 
								 
								 
								 
								