Dúvidas sobre Direito de Família, Cível e Consumidor foram as mais frequentes entre os moradores do bairro Esplanada, na Capital, que procuraram atendimento dos defensores públicos na 5ª Ação Comunitária
A Defensoria Pública atendeu, das 8 às 14h, 16 pessoas que pediram orientação jurídica. A merendeira Isabel Vasconcelos foi saber qual o procedimento que deveria adotar para sanar um problema relacionado a Direito do Consumidor. Ela se queixou de receber uma cobrança indevida por assinatura de TV à Cabo. “Eu fiz o plano por um valor e quando da instalação do equipamento fiquei sabendo que seria uma mensalidade superior a acordada. Pedi cancelamento e só quatro dias depois é que fui atendida. Ainda cheguei a pagar pelos dias sem que tivesse usado”, desabafou.
A merendeira foi orientada sobre como proceder em um caso como esse pela defensora pública Fátima Marques, que coordenou a equipe da DP nesta Ação Comunitária. “O evento é importante porque leva os serviços de vários órgãos aos bairros, numa forma de facilitar o acesso das pessoas mais necessitadas, porque muitos não têm condições de ir ao centro da cidade, onde fica a Central de Atendimento da Defensoria, por isso estamos indo aos bairros atender a população,” disse a defensora.
Além das orientações jurídicas da Defensoria Pública, a população contou com os serviços da Fundação de Ação Comunitária (FAC), que disponibilizou oficinas de pintura em tecidos, oficinas de leitura; atendimento da Cagepa, principalmente com relação ao parcelamento de débitos; os moradores também tiveram acesso à emissão de documentos na tenda da Casa da Cidadania; alunos da Funad apresentaram capoeira e a criançada participou de atividades recreativas, como brincadeiras com pula-pula, piscina com bolas e músicas infantis.
Fonte: Ivani Leitão – ass. de imprensa