
A reunião teve como pauta a articulação para a atuação das Defensorias Públicas estaduais no Acampamento Terra Livre 2025, o atendimento dos povos indígenas participantes da mobilização e a instituição oficial da Comissão do Condege dos Povos Indígenas, além do Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas estaduais, o Prêmio TechDef – Inovação e Boas Práticas em Tecnologia nas Defensorias Públicas e a instituição do Comitê Nacional de Precedentes Qualificados das Defensorias Públicas (CNPDP) no âmbito do Condege, entre outras. O encontro contou também com uma homenagem aos deputados distritais Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), e Pepa, vice-líder do Governo na Casa Legislativa.

Para o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, o reconhecimento reafirma o compromisso da Casa com os projetos da Defensoria Pública e o respeito mútuo entre as instituições. “Os Defensores Públicos cuidam tão bem da nossa população e, por isso, devem ter seus pedidos atendidos com prioridade. Nenhum projeto que vem da DPDF passa mais de 24h na Câmara Legislativa e nós os aprovamos com a certeza de que estamos investindo no que é melhor para a população do DF”, destacou.

CONDEGE – O Condege tem como missão formular, coordenar, articular e promover os interesses comuns das Defensorias Públicas estaduais e do Distrito Federal existentes no país, bem como fomentar uma política institucional, com foco em práticas administrativas e de gestão voltadas ao aperfeiçoamento. O propósito é fortalecer a ordem democrática e garantir o acesso integral e gratuito à Justiça.
Texto: DP DF
Fotos: Ascom/Condege