Publicado em: 25.02.2021
A defensora pública Lydiana Cavalcante, subcoordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), participou na manhã desta quinta-feira (25), na Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Bayeux, de uma reunião para discutir a situação das famílias que realizaram um protesto na BR-101 na última quarta-feira. Os moradores residem na comunidade Cachoeira e estavam preocupados com a possibilidade de despejo, após receberem intimação para apresentar defesa em ação que reivindica a posse do terreno onde vivem.

De acordo com a defensora, os moradores apenas foram citados no processo pra apresentar a contestação. Portanto, não há risco de reintegração de posse neste momento. Ela acrescentou que será necessário identificar que área do terreno ocupado pertence a parte autora da ação, já que, acredita-se, a maior parte do terreno ocupado seja de propriedade da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).
“A ocupação começou com 10 famílias e hoje são mais de 100. É possível que eles tenham iniciado a ocupação em terreno da Cehap e expandido para área privada com a chegada de novas famílias, mas isso será esclarecido em breve, já que a Cehap se comprometeu a fazer esse reconhecimento”, acrescentou Lydiana.
Também participaram da reunião o diretor técnico da Cehap, Cláudio Batistaa, a representante da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano, Mônica Envolino, lideranças dos moradores da Comunidade Cachoeira, a Secretária Adjunta da Secretaria do Trabalho e Ação Social, Francimary, os Vereadores Bel Soldado, Nildo da Casa Branca, Hemerson Caminhoneiro, Dani Dantas, Pastor Josimar e Cal do Sesi e Lideranças do Movimento de Trabalhadores por Direito (MTD).
Foto: Prefeitura de Bayeux
